Nossa Senhora Aparecida

A ação do povo gera a edificação da comunidade – Um exemplo de união e trabalho
x

Capela – Celebração N S. Aparecida, 2012

A santa que surge do fundo do rio nas redes dos pescadores inspira pelo Brasil a fora várias comunidades a nascerem como forma de resistência do Evangelho de Cristo.
Não foi diferente na Paróquia Jesus Cristo Libertador. No fundo do Conjunto Habitacional Maria Cecilia surge da vontade de Deus e sonho de muitos fiéis, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida.
No começo era apenas o trabalho das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), na epoca sob o comando do Padre Emilio e Irmã Ana, que arrebanhavam o povo ainda dispersos.
As reuniões eram realizadas nas casas, mas a necessidade de um espaço fisico adequado tornou-se vital e com a compra de uma casa, foi implantada ali o Clube de Mulheres, que se reuniam com o propósito de ensinarem as pessoas a realizarem trabalhos manuais, tais como: crochê, bordado, tricô, etc.
Algum tempo depois a casa foi fechada porque o povo havia desanimado e não mais participavam das atividades propostas inicialmente.
A casa então foi cedida a uma familia carente que morou ali por aproximadamente três anos. Mas o povo insistia em continuar acreditando no sonho e a não permitir o fim da comunidade.
Então a catequese começou a ser realizadas nas casas de algumas pessoas de boa vontade. As celebrações eram realizadas em baixo de uma arvore (Santa Barbara) que havia proximo a casa da comunidade que estava cedida pela familia carente. Com muito esforço a comunidade conseguiu ajudar a familia a desocupar a casa e iniciava-se mais uma etapa na vida da comunidade.
Neste meio tempo chega Padre Giovani e Irmã Dina e Padre Emilio e Irmã Ana vão embora.

Padre Giovani reune a comunidade e forma um conselho com a finalidade de reorganizar os trabalhos já existentes e dispersos. Então a comunidade se tornaria Capela Nossa Senhora Aparecida. Com muito esforço do povo e a ajuda da Diocese, consegue-se aumentar o espaço fisico da capela e a partir deste daí às atividades passaria a ser desenvolvidas no local.

x

Padre Lourival e Diácono Artur


O dia 12 de Outubro é o dia mais marcante desta comunidade. Neste dia as quatro comunidades que hoje forma a Paroquia Jesus Cristo Libertador (São Miguel Arcanjo (na época), Divino Espirito Santo, Jesus Cristo Libertador e esta comunidade, se reunem para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida e também o dia do aniversário da comunidade.

x
Nossa Senhora Aparecida rogai por nós que esperamos em vós a força para nossa caminhada no processo de libertação do povo de Deus.
x
Ivan Santana
Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *