Pastorais/Movimentos

Liturgia

Primeiramente, talvez seja bom ter em mente dois tipos de equipe litúrgica. Um tipo é a que poderíamos chamar de “equipe de pastoral litúrgica”, e o outro tipo é a “equipe de celebração litúrgica” propriamente dita. A “equipe de pastoral litúrgica” é um grupo formado especificamente para promover, organizar, dinamizar e programar a vida litúrgica como um todo numa comunidade, paróquia, ou diocese…

Seus membros, todos ou em parte, nem precisam eventualmente fazer parte da equipe de uma determinada celebração. A “equipe de celebração” é o grupo de pessoas que, no exercício do seu ministério específico (presidência, leitores, comentaristas ou animadores, cantores e instrumentistas, sacristãos, equipe de acolhimento, ministros extraordinários da comunhão eucarística.

Catequese

O Papa João Paulo II disse: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) “no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai…
A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade..l

Dizimo

A Equipe de Pastoral do Dízimo tem a missão de conscientizar todos os paroquianos sobre sua responsabilidade para com a comunidade paroquial onde vive e da qual faz parte.  Mais do que fazer dinheiro e aumentar a renda da paróquia, o objetivo primeiro da Equipe de Pastoral do Dízimo é: a) conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo; b) mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade; c) testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo.

Despertar os fiéis para este compromisso firmado através do batismo é o dever do agente da Pastoral do Dízimo, que não deve tentar alcançar o bolso do fiel, mas, através de um estruturado processo de conscientização, chegar ao fundo do seu coração

Criança

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.

Infancia

Infância Missionária. Qual a sua finalidade?
Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: “Crianças ajudam e evangelizam crian­ças”. São crianças em favor de outras crianças.
Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípu­los, a Infância Missionária tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Inspira-se tam­bém em São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões. Ambos viveram ardentemente o carisma missionário universal, doando suas vidas pelo anúncio do Evangelho.
x
Vicentinos
A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização e um movimento católico internacional de leigos, fundada em Paris, França, no ano de 1833, por António Frederico Ozanam e alguns companheiros. Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se no pensamento e na obra deste Santo, esforçando-se, sob o influxo da justiça e da caridade, para aliviar os sofrimentos do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros. Fiel aos seus fundadores, tem a preocupação de se renovar constantemente e adaptar-se às condições mutáveis do mundo. De carácter católico, está aberta a quantos desejam viver sua fé no amor e no serviço aos seus irmãos.
A acção da SSVP compreende qualquer forma de ajuda, por contacto pessoal, no sentido de aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade do homem. Não procurando somente atenuar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram. Leva a sua ajuda a quantos dela precisam, independentemente de raça, cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social…
.

FranciscanosConceito: A Ordem Franciscana Secular é constituída por Fraternidades abertas a todos os cristãos seculares. Nelas há lugar para jovens, para casados, viúvos e celibatários no mundo; para clérigos e leigos; para todas as classes sociais, todas as profissões, para todas as raças; para homens e mulheres. Há lugar para todos porque se busca viver segundo o Santo Evangelho como irmão e irmãs da penitência.  Os franciscanos seculares constituem uma verdadeira Ordem na Igreja. Não formam um mero movimento ou associação qualquer, mas uma ordem reconhecida como tal pela Igreja, que lhe apresenta uma forma de vida chamada Regra.

História: Foi fundada por volta de 1221 para congregar os leigos que desejavam seguir São Francisco de Assis participando do movimento franciscano. Tem como padroeiros Santa Isabel da Hungria e São Luis IX, Rei de França.O primeiro casal a seguir a vocação franciscana secular foi o Bem-Aventurado Luquésio (ou Lúcio) e sua esposa Buonadona. Sua memória comemora-se no dia 28 de abril.Tantas outras pessoas ilustres participaram da Ordem, como Dante Alegrieri, Thomas Merton, o Beato João XXIII, Beato Pio IX, São Pio X (e mais outros 4 papas), o teólogo e místico Raimondo Lullo, Chiara Lubich, etc.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Franciscana_Secular

.

Grupo Reflexao

O QUE É GRUPO BIBLICO DE REFLEXÃO. O grupo bíblico de reflexão é onde nos reunimos em família para meditar a palavra de DEUS, é a luz da palavra de DEUS, que aponta os novos caminhos, anima e fortalece a caminhada das famílias diante das dificuldades e desafios do dia a dia. Nos grupos bíblicos de reflexão, temos três momentos, ORAÇÃO, REFLEXÃO e AÇÃO.

PORQUE A IGREJA QUER SER FORMADA POR GRUPOS BIBLICOS DE REFLEXÃO?
Nós seres humanos temos a necessidade de partilhar as nossas vidas, é nestes grupos que encontramos
esta abertura para a solidariedade, amizade, partilha e compromisso com nossos irmãos e irmãs e com a comunidade. JESUS também sempre estave nas casas, em família, ele gostava muito de conversar e fazer amizades, (Mt 10,11-15) (Mc 1,29-31) (Lc 19,1-9, 10,38-42).

COMO PARTICIPAR DE UM GRUPO DE REFLEXÃO: Entre em contato com nossos coordenadores de Grupos Bíblicos de Reflexão, ou informe se na sua rua já existe este grupo.

 .

coroinhas

No início da Igreja, Roma era a cidade mais importante da terra e era proibido ser cristão. Por isso, as comunidades cristãs se reuniam nas suas próprias casas para celebrar escondidos a Eucaristia. Mas no séc. IV no ano de 313, o imperador Constantino se tornou cristão. A partir desse ano, pararam as perseguições e todos puderam seguir Jesus sem medo. Começava uma nova era para a Igreja de Jesus, com a construção de grandes templos em diversos lugares. Foi nesse ambiente que começou a surgir os coroinhas.

O termo coroinha surgiu no tempo da igreja pré-conciliar, ou seja, quando as missas ainda eram em latim, antes do Concílio Vaticano II que se deu por completo em 1972. Na verdade os coroinhas eram coralistas (conhecidos como meninos do coro), isto é, ficavam nos coros das igrejas ajudando ao celebrante nas respostas, todas em latim, já que o povo em geral não sabia, pois nem todos completavam seus estudos por várias dificuldades.

 

Terço dos homens O Terço do Homens foi inserido em nossa paróquia há um ano (2012).  É frequentado po homens de todas as idades. As reuniões acontece todas as segundas e quartas feira decada mês, iniciando sempre com a santa missa, as 19:30 hioras. “QUANDO OS HOMENS SE REÚNEM EM ORAÇÃO, A COMUNIDADE SE  RENOVA, A FAMÍLIA SE FORTALECE E A IGREJA CRESCE NA FÉ E NO AMOR. A PRÁTICA DA ORAÇÃO NOS INSPIRA E NOS FAZ MISSIONÁRIOS E COLABORADORES DO REINO DE DEUS.”  Dom Gil A. Moreira, Bispo Referência do Terço dos Homens  na CNBB.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *